Ingrid Ribeiro. Tecnologia do Blogger.
RSS

Os animais do pantanal


O Pantanal é a maior superfície alagada do mundo e é considerado uma área de transição quanto à cobertura vegetal, tendo em vista que é possível identificar manchas de Cerrado, Caatinga e floresta Amazônica.

Ao longo do Pantanal existe uma rica fauna composta por uma enorme quantidade de espécies de mamíferos, anfíbios, répteis, aves, etc. Dentre os muitos animais presentes, os jacarés exercem um grande papel nesse ecossistema, pois é responsável por regular a quantidade de peixes, especialmente as piranhas, por ser o maior predador das mesmas.

Em locais onde se encontram os jacarés o percentual de piranhas é reduzido. Desse modo, se esse predador diminuir sua população, o número de piranhas se eleva de tal maneira que oferece riscos até aos seres humanos.

Outro animal que exerce papel de predador e que muitas vezes é caçado de forma indiscriminada pelos habitantes pantaneiros é a sucuri. A quantidade de cobras no ecossistema em questão é reduzida em regiões sujeitas às inundações, mas apesar disso, são encontradas cobras-d’água, jararacas e boipevaçus.

No Pantanal é possível identificar um enorme número de animais provenientes do Cerrado, os quais dirigiram a esta região devido à abundância de alimentos.

É grande o número de animais que habitam o Pantanal, sendo os principais:

• Aves: arara-azul-grande, tuiuiú, tucano, piriquito, garça-branca, jaburu, beija-flor, socó, ema, seriema, papagaio, gavião, curicaca, entre muitos outros;

• Mamíferos: onça-pintada, capivara, lobinho, veado-campeiro, veado-catingueiro, lobo-guará, macaco-prego, cervo do pantanal, porco do mato, tamanduá, cachorro-do-mato, anta, bicho-preguiça, ariranha, suçuarana, quati, tatu e muitos outros; peixes: piranha, pacu, pintado, dourado, cachara, curimbatá, piraputanga, jaú e piau, etc e

• Répteis: jacaré, sucuri, jibóia, cobra-d’água, camaleão, calango-verde, jabuti, cágado são algumas das espécies encontradas.

Por Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário