Ingrid Ribeiro. Tecnologia do Blogger.
RSS

Zoonoses já está implantando chip em cães e gatos de Caraguá Por: Depto. Imprensa - Prefeitura Municipal de Caraguatatuba

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio do CCZ – Centro de Controle de Zoonoses, está realizando a implantação de chip de identificação em cães e gatos.

O trabalho, que foi iniciado no começo de 2007, atende à lei 1.286/06 referente ao Programa de Registro e Identificação de Animais, pelo qual já foram identificados aproximadamente 300 animais na primeira fase.

Segundo explicou o médico veterinário e chefe do CCZ, Guilherme Garrido, no processo de implantação do Programa, a primeira etapa, na qual os primeiros animais foram identificados, houve prioridade no critério de colocação dos chips. Assim, entre os eqüinos e bovinos, receberam chip os animais recolhidos e resgatados pelo proprietário, os leiloados e os doados. Os cães e gatos recolhidos e retirados pelo dono, e os adotados também receberam o sistema de identificação.

A partir de janeiro de 2008 o Centro de Controle de Zoonoses está iniciando a segunda etapa do Programa de Identificação. Os proprietários de cães e gatos que queiram implantar o chip em seus animais devem comparecer ao CCZ e retirar a guia para recolhimento. O valor do chip é de 10 VRM para cães e gatos, e 20 VRM para bovinos e eqüinos, o que corresponde a R$ 18,41 e R$ 36,83, respectivamente.

Conforme informou Garrido, o principal objetivo é identificar o maior número de animais, para inserir de forma concreta o conceito da “posse responsável”.

“Com isso, estaremos responsabilizando os donos de animais, inclusive no que se refere ao abandono, maus tratos, e outras situações que presenciamos com freqüência. Para a prefeitura isso resultará em uma economia maior, pois os cães e gatos identificados que forem capturados pelo CCZ terão seus proprietários informados, e com isso permanecerão pouco tempo na Zoonoses. Hoje em dia temos um grande gasto de remédios e ração para os animais que estão sob nossos cuidados, e muitos deles têm donos”, disse o veterinário.

Após o pagamento da guia, o proprietário deve retornar ao CCZ com o comprovante, documentos pessoais como RG, CPF e comprovante de residência, além do animal que receberá o chip.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário