Ingrid Ribeiro. Tecnologia do Blogger.
RSS

Comportamento de animais ensina que rotina influencia qualidade de vida

Com tantos cuidados que os bichos têm no zoológico, não só o leão é majestade. Todos os bichos são reis e rainhas.


Um rei agitado. O leão não está gostando nem um pouco da nossa invasão. Quebramos a rotina de Léo. Sacudimos o tempo na ilha de tranquilidade em que ele vive.


"Eles não têm esse peso, dos compromissos, dos horários e da rotina”, afirma a veterinária Paloma Bosso.

“Eles usam o tempo de uma forma bem melhor do que a nossa", avalia o veterinário Rodrigo Teixeira.


Vida mansa: é assim no zoológico de Sorocaba, onde viemos conversar com dois doutores sobre rotina dos bichos, como eles passam o tempo. Parecem brabos? Parecem alegres? Parecem doidinhos? Que nada. Essa é a rotina deles. Quanto mais os bichos se parecem com os humanos, menos o tempo deles é igual ao nosso.

"Trabalhar próximo dos animais faz com que a gente veja como deixamos a nossa rotina influenciar na nossa qualidade de vida, no nosso bem-estar. Nem se compara com o que eles fazem, viver a vida de um modo muito mais saudável, aproveitar o tempo melhor”, comenta Paloma.


Melhor, não: muito melhor. Se ficarmos atentos, vamos descobrir muita coisa. O metabolismo do elefante é mais lento do que o da onça e do leão, por exemplo. Os felinos, que têm que de repente sair correndo para pegar a presa, vivem dez, 12, 15 anos. Um elefante pode chegar a 80, cem anos.



" Se a gente for comparar, por exemplo, um elefante e um beija-flor, o coração do elefante bate muito menos vezes por minuto do que o de um beija-flor. Geralmente os animais que têm o porte menor vivem menos tempo, e os animais de porte maior vivem mais tempo. O fato é que em cativeiro os animais vivem muito mais do que em vida livre", comenta Paloma.



Com tantos cuidados que eles têm neste paraíso, não só o leão é majestade. Todos os bichos são reis e rainhas. Hora do repouso de Sua Majestade. Hora do banho do retiro da onça pintada. Hora do lanche na ilha dos macacos.

"Imagina você comendo feijão com arroz todos os dias! Então a gente varia a comida. Mamão e milho ao invés do grão. A gente põe a espiga inteira para descascar. Serve como uma terapia para eles", diz Rodrigo.


"Os animais vivem mais tempo em cativeiro porque eles são privados de todos os perigos. Têm alimentação disponível, têm cuidados com higiene, reprodução e cuidados veterinários", conclui Paloma.

E nós, seres humanos? O que podemos fazer para poder ter mais tempo de vida?
“Quanto melhor for a nossa qualidade de vida, certamente mais tempo nós vamos viver", opina Paloma.
“Às vezes dá vontade de um dia ser macaco. Sem compromisso e sem telefone” revela Rodrigo.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário