Ingrid Ribeiro. Tecnologia do Blogger.
RSS

Jacaré (Família Alligatoridae)

Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Reptilia
Ordem Crocodylia
Família Alligatoridae

A Ordem Crocodylia surgiu em nosso planeta há pelo menos 200 milhões de anos, abrigando animais com grande capacidade de crescimento nos primeiros anos de vida, freando seu desenvolvimento somente quando atingem a maturidade sexual, aos aproximados quinze anos de vida. Apresentam-se com grande porte, e expectativa de vida de aproximadamente cinquenta anos. Esta ordem contempla três famílias: a dos crocodilos (Crocodylidae), a dos gaviais (Gavialidae) e a dos aligátores, jacarés e caimões (Alligatoridae). Estes últimos apresentam como características diferenciais, o fato de terem a cabeça e o focinho mais curtos e largos, e a capacidade de não mostrarem os dentes inferiores ao fecharem a boca.
Os Alligatoridae são divididos em quatro gêneros, apresentando, ao total, oito espécies.

GÊNERO ALLIGATOR:
Aligátor (Alligator mississippiensis). Nativo dos Estados Unidos. Status de conservação: fora de risco.


Aligátor da China (Alligator sinensis). Nativo da China. Status de conservação: criticamente em perigo.

GÊNERO CAIMAN:
Jacaretinga (Caiman crocodilus). Nativo do Brasil, Colômbia, Costa Rica, Equador, El Salvador, Guiana Francesa, Guatemala, Guiana, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Peru, Suriname, Trinidad e Tobago e Venezuela; e introduzido em Cuba, Porto Rico e Estados Unidos. Status de conservação: risco mínimo.

Jacaré-do-papo-amarelo (Caiman latirostris). Nativo da Argentina, Bolívia, Brasil, Paraguai e Uruguai. Status de conservação: risco mínimo.

Jacaré-do-pantanal (Caiman yacare). Nativo da Argentina, Bolívia, Brasil e Paraguai. Status de conservação: risco mínimo.

GÊNERO MELANOSUCHUS:
Jacaré-açu (Melanosuchus niger). Nativo da Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana Francesa, Guiana e Peru; e, provavelmente, Venezuela. Status de conservação: risco mínimo.

GÊNERO PALEOSUCHUS:
Jacaré-anão (Paleosuchus palpebrosus). Nativo da Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana Francesa, Guiana, Paraguai, Peru, Suriname e Venezuela. Status de conservação: risco mínimo.

Jacaré-coroa (Paleosuchus trigonatus). Nativo da Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana Francesa, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela. Status de conservação: risco mínimo.

 

Curiosidade:
O jacaré-açu é considerado o maior jacaré de nosso país, com capacidade de alcançar os cinco metros de comprimento. Ele foi bastante caçado nas décadas de 50 e 60, visando a utilização de seu couro para a confecção de bolsas e sapatos de luxo. Esta ação foi facilitada pelo temperamento deste animal, mais pacífico, se comparado a outras espécies.
Além da caça, visando o couro e a carne desses animais, outro fator significativo quanto à capacidade de comprometer populações de jacarés é a poluição das águas e seus arredores.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário