Ingrid Ribeiro. Tecnologia do Blogger.
RSS

Cuidados Básicos Parte II

Na matéria passada falamos sobre a ESCOLHA e a VACINAÇÃO, hoje nós falaremos sobre a AQUISIÇÃO e a VERMIFUGAÇÃO.

Aquisição

* Todo cuidado é pouco na hora de escolher o local onde comprar o filhote. O primeiro passo é procurar o clube canino mais próximo e pedir indicações de criadores idôneos.
* Marque uma visita aos canis, verifique as condições do local, higiene e o tratamento dado aos cães. Peça para ver os paes dos filhotes e analise o comportamento deles. Além disso, exija os atestados veterinários. 
* Desconfie de preços muito baixos. Existe tabela de preços para cães, de acordo com a raça, com pequenas variações dependendo do criador. Ofertas baixas demais podem significar falta de pedigree, criatórios não confiáveis ou alguém desesperado para se livrar de uma ninhada indesejada.
* Evite feiras de venda de filhotes. Em geral, elas são promovidas pelos mais diferentes tipo de criadores informais e em locais de grande movimentação. Os cães são mantidos em gaiolas e são submetidos ao extresse e à manipulação intensiva. Assim a possibilidade de adoecerem é enorme e o risco de levar para casa um cãozinho com problemas sérios de saúde ou fora dos padrões raciais é grande para o futuro proprietário. 
* Vendidos geralmente após os 40 dias de vida, fase em que ja podem ser desmamados, os filhotes saudáves 
têm uma curiosidade natural por pessoas e objetos. Eles brincam se interessam pelo o que acontece ao redor e apresentam olhos e focinhos brilhantes. Além disso, a pele é saudável, sem falahs de pelagem e o abdômen, embora seja desproporcional ao corpo, nunca excessivamente grande.

Vermifugação


A vermifugação é tão importante quanto a vacinação. Os filhotes precisam ser imunizados desde cedo para que os vermes não cheguem a causar doenças e até mesmo levá-los à morte. Aos 15 dias de vida, o cãozinho já pode receber a primeira dose de vermífugo, repetida aos 30 dias e em intervalos de um mês até que eles completem sete meses de idade. Para os cães que saem pouco de casa, o reforço é indicado a cada seis meses, enquanto aqueles que costumam sair diariamente devem repetir a dose a cada quatro meses até o fim da vida.

Fique atento


O verme do coração, transmitido por uma família de mosquitos presentes nas regiões de Mata Atlântica, também merece atenção e deve ser combatido. O controle pode ser realiazado mensalmente, com um medicamento próprio, usado da mesma forma daqueles que controlam a infestação por pulgas e carrapatos.
Mas vale lembrar que a indicação deve partir sempre do médico veterinário. 


Fonte: Anuário Cães 2011

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário