Ingrid Ribeiro. Tecnologia do Blogger.
RSS

Cuidados Básicos

Escolha


* Antes de decidir por esta ou aquela raça, considere aspectos como tempo, espaço na prioridade, tamanho do cão na fase adulta, se a raça requer exercícios diários, cuidados com pelagem e temperamento.
* Lembre-se que há cães que se adaptam bem à vida em apartamento, que não necessitam de passeios e exercícios diários, que são mais independentes do dono, como existem aqueles que requerem cuidados com a pelagem, os específicos para proteger a propriedade ou ainda os que são próprios para a prática de esportes.
* Escolher o cão adequado ao seu estilo de vida não custa nada e a pesquisa é bem mais simples do que se imagina. O fácil acesso à informação, através de publicações e sites especializados, ou mesmo junto aos criadores, permite que se faça rapidamente uma comparação de perfil das raças e descubra qual delas mais se assemelha à sua rotina diária.
* Faça um exercício perguntando a si mesmo: para que preciso de um cão? A resposta definirá se você procura um cão para companhia, trabalho de guarda ou pastoreiro, alarme ou um atleta.

Vacinação


* O manejo de vacinação pode varias um pouco, de acordo com os procedimentos adotados por cada médico veterinário. O contato do filhote com qualquer outro animal antes de completar o esquema de vacinação deve ser evitado, já que ele ainda não está imune a algumas doenças importantes. Passeios nas ruas somente após a ultima dose de vacina. Além disso, não é bom que ele tenha contato com muitas pessoas.
As principais vacinas caninas são a V8 e a  V10, aplicadas em quadro doses. A diferença entre elas é que a V10 tem um refoço maior contra a leptospirose. Elas protegem os filhotes de doenças sérias, como a cinomose, parvovirose, hepatite e leptospirose. Cães das raças Labrador e Rottweiler tomam uma dose a mais em função da sensibilidade digestiva. O intervalo mínimo entre as doses ocorre entre 21 dias, podendo variar veterinário para outro.
Aos 60 dias de vida, o filhote precisa ser imunizado contra a gripe canina, através de uma única dose de vacina. A giardíase (protozoário) é controlada com a vacinação feita em duas doses. Embora a vacina não imunize completamente o filhote, ela funciona diminuindo os sintomas e o período em que o cão elimina o agente no ambiente.
Por último, no final do esquema de vacinação, é aplicada a vacina antirrábica, em uma unica dose. E, com exceção do reforço contra a leptospirose, a manutenção das vacinas deve ser realizada anualmente.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

1 comentários:

sansung disse...

queria tanto ganhar um cachorro de raça mas não posso por que não tenho condições de comprar um mas uma coisa eu tenho se eu ganhasse ia ser o cachorro mas cuidadoso e ia receber todo o carinho possivel!

Postar um comentário