O projeto PetSmile, fundado em Julho de 1997, é um programa assistencial e educativo que efetua visitas periódicas, pré-programadas com animais de pequeno porte, na maioria cães, a instituições de populações especiais: crianças e adultos em hospitais, crianças portadoras de necessidades especiais em escolas, crianças em creches, idosos. A presença de médico-veterinário é obrigatória, assim como de um dos coordenadores.
Quem formatou, coordena e se responsabiliza pelo projeto é a Dra. Hannelore Fuchs, médica veterinária e psicóloga, mestre e doutora em Psicologia e tem trabalhado com a idéia desde 1985.
Atualmente trabalham no projeto 21 voluntários, que contam com assessoria psicológica, jurídica e médico-veterinária permanente.
A equipe de terapeutas-bicho é composta por: quatro cães, dois gatos, três coelhos, três porquinhos-da-índia, três peixes, uma tartaruga e uma chinchila.
Os animais que participam do projeto recebem um treinamento especial, são manuseados, socializados, educados e passam por rigorosa avaliação comportamental, onde seu desempenho é reavaliado a cada visita. "Os terapeutas-bichos tem que estar com a saúde impecável, com a vacinação e vermifugação em dia e também com as condições psico-biológicas perfeitas", observa a Dra. Hannelore.
A Terapia mediada por animais pode ser definida como: "a introdução de um animal de estimação no ambiente imediato de um indivíduo ou grupo, tendo como finalidade propiciar interações físicas, psico-sociais e emocionais terapêuticas".
No ambiente hospitalar, a presença do animal é um apelo para o lado positivo do ser humano. Implica que lhe forneçamos um canal para criatividade, humor, imaginação, descontração, que lhe ofereçamos, mesmo por instantes, a possibilidade de novos comportamentos, a possibilidade de cura.A criança necessita da interação com animais, nas diversas etapas do seu desenvolvimento. Do ponto de vista da criança o animal não agride, não é autoritário, não exige nada em troca, está sempre ali (é um "porto seguro"), é algo para tocar, para conversar. O animal dá amor, conforto físico, acolhe, leva a criança pela magia a um outro mundo. A experiência da criança com animais traz aprendizado, compreensão, interação física, crescimento, momentos lúdicos e avaliação de diferenças e semelhanças, que abrange processos físicos, cognitivos, afetivos e interpessoais.
Cada etapa da vida traz novos limites e aprendizados. Para o idoso institucionalizado, e respeitando o seu silêncio, o animal proporciona e se comunica pelo contato físico, faz aflorar reminiscências, abre canais de comunicação e de percepção, induz à movimentação e permite novos relacionamentos e envolvimentos afetivos.
O Projeto PetSmile, desde a sua fundação, já beneficiou através da Terapia mediada por animais, mais de 12 mil pessoas, entre pacientes e familiares. Atualmente realiza cerca de 6 visitas mensais em 9 instituições em São Paulo.
"O bicho é um terapeuta, sem palavras, nós somos o meio. Ele ensina respeitar a vida e a dignidade de cada pessoa e de todas as coisas vivas, sem discriminação e preconceito e, por onde passa, deixa um sorriso." comenta Dra. Hannelore Fuchs, idealizadora do projeto PetSmile.
Para mais informações: petsmile2001@yahoo.com.br
Fonte: http://www.bayerpet.com.br
0 comentários:
Postar um comentário