Ingrid Ribeiro. Tecnologia do Blogger.
RSS

Temporais prejudicam animais

Nesta época do ano, muito se fala sobre os estragos causados pelas chuvas, mas pouca ou nenhuma atenção é direcionada aos animais quando os assuntos são os desabrigados. As autoridades, que costumam cuidar de cães e gatos abandonados orientam, entre outras ações, que os moradores não deixem os animais presos em correntes.
Nos últimos dias, uma cena na televisão chamou a atenção de muitas pessoas que acompanhavam o resgate de uma mulher em meio à enchente em Teresópolis, no Rio de Janeiro. O caso da dona de casa, que precisou ser salva e não quis largar o cachorrinho que a acompanhava, ganhou notoriedade e chamou a atenção das pessoas para as consequências das chuvas até mesmo para os animais de estimação.
"As pessoas precisam pensar que eles também perdem suas casas. É importante deixar claro que manter o bichinho preso a correntes, nos casos das áreas de risco, pode prejudicar ainda mais os cãezinhos, que não conseguem se salvar", explicou José Roberto de Almeida, representante da União Internacional Protetora dos Animais - Uipa Alto Tietê.
Além de morrerem afogados em meio às enchentes, os cães e gatos também correm o risco de, assim como os seres humanos, contraírem doenças provenientes do contato com as águas da chuva. "O risco de leptospirose ou outras doenças infecto-contagiosas é o mesmo para os cães e gatos que tenham contato com a água suja. Muita gente não se preocupa, mas isso é uma constatação muito séria e que deveria estar sendo mais noticiada na mídia", enfatiza.

JOSIANE CARVALHO.
fonte: http://www.odiariodemogi.inf.br

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário