Ingrid Ribeiro. Tecnologia do Blogger.
RSS

Dr. Au Au leva alegria ao Hospital Guilherme Álvaro

Por Nathália Pio


Dr. Au Au é um projeto voluntário, que tem como objetivo levar alegria aos pacientes da pediatria do Hospital Guilherme Álvaro, em Santos, utilizando os animais como terapia assistida às crianças internadas. O trabalho é realizado desde 2004 pela jornalista Victória Girardelli.
Biólogo e voluntário do projeto, Anderson Brunholi, conta que no início cerca de dez cães participavam do Dr. Au Au; hoje são apenas três, um labrador e dois schnauzers. Portanto, novos voluntários são sempre bem-vindos.
O biólogo também explica o processo de seleção dos cães. “Entrevista-se o dono do animal para saber se a pessoa tem suporte para o trabalho. Depois de conhecermos o cão, realizamos para alguns testes para sua sociabilidade com as crianças. O animal tem que ser calmo e paciente, agüentar que puxem a orelha ou que corram em cima dele para abraçar, deixar pegar no rabo sem latir.” O Dr. Au Au, hoje, se limita a atender os pacientes da pediatria do Hospital Guilherme Álvaro, mas também já atuou em casas de repouso para idosos.
A terapia assistida com animais é utilizada na Inglaterra desde o final do século XVIII. Vários estudos científicos são realizados nessa área. A interação homem-animal ajuda os pacientes a criar capacidade de se comunicarem e concentrarem melhor. A terapia é eficaz, mas deve sempre ser acompanhada de tratamento médico adequado para cada caso.
Segundo Brunholi a terapia transforma a rotina do hospital e das crianças, pois atua na pediatria. Altera os estados de humor, modifica pensamentos e hormônios no cérebro. Além do que, passar a mão em um animal é extremamente benéfico para qualquer ser humano, porque traz calma, limpeza.
Projetos semelhantes são realizados na Santa Casa de Santos. Em Araçatuba, a Unesp (Universidade Estadual de São Paulo) promoveu o projeto Cão-Cidadão-Unesp, que visava reduzir a ansiedade de pacientes com necessidades especiais para facilitar o atendimento odontológico.


Aluna do 2º ano do curso de Jornalismo da Unisanta

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário