Ingrid Ribeiro. Tecnologia do Blogger.
RSS

Os animais e o meio ambiente no Brasil


Apresentando o Brasil em poucas palavras, o país é duas vezes tão grande como a Comunidade Europeia, e tem 27 estados, dos quais 5 são maiores do que França. Sua área é comparável à dos Estados Unidos com pouco mais de metade da sua população ... e um PIB de cerca de 15 vezes menor, apesar de a agricultura e a indústria bem desenvolvida. A língua é o Português e que a grande maioria dos habitantes são mestiços com antepassados europeios, índios e africanos.
As grandes áreas naturais são todas tropicais ou equatoriais:

- A floresta amazônica, que cobre um pouco menos da metade do país, no norte e no oeste, e tambem uma boa parte da Venezuela, Bolívia, Peru, Colômbia e as Guianas.

- O cerrado, o sul-americano equivalente à Africano Bush, no centro do país; espaço da ema, do lobo guará, do cariama, do tamanduá...

- A caatinga, estepes do nordeste, o mais seco.

- A Mata Atlântica, que inicialmente abrangia as áreas costeiras e as montanhas ao leste e sul. Hoje em dia só fica 7% da extensão original, menos quinta parte da França. O resto deu forma às principais regiões agrícolas e maiores cidades do pais. Felizmente existem algumas belas peças preservadas em torno de São Paulo e Rio. Muitas das espécies animais e vegetais são diferentes das da Amazônia: ela tem, por exemplo, mais de 200 espécies endémicas de aves, que vivem só nela.

- Algumas zonas húmidas alagadas metade do ano durante a estação chuvosa; a maior é o famoso Pantanal, localizado no sul do Mato Grosso e uma porção de que se estende na Bolívia e Paraguai.

O Brasil tem o maior número de espécies de aves no mundo, com o Peru e a Colômbia : cerca de 1.700 cada. Estes dois países são menos extensos, mas tem comparativamente maior diversidade de áreas naturais através da Cordilheira dos Andes e da costa do Oceano Pacífico. No total a América do Sul tem 3000 especies de aves.
Entre os mais famosos no Brasil tem os papagaios, os beija-flores, os tucanos, o savia, o bemtevi, as garças, o tuiuiú, o guara...

Entre os mamíferos existe uma grande variedade de espécies e famílias espectaculares, sobretudo na Amazônia e na Mata Atlântica, e outros são representantes da fauna do cerrado :tamanduás, tatus, antas, roedores gigantes como o capivara, o jaguar ...

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário